


Estou postando algumas imagens tipograficas.
Blog da disciplina de Tipografia do curso de Bacharelado em Desing Gráfico da FSG - Faculdade da Serra Gaúcha - de Caxias do Sul-RS. Blog moderado pelo professor Rangel Redaelli e alimentado pelas contribuições dos alunos da disciplina.

O designer precisa identificar seus trabalhos, para que sejam reconhecidos, e a marca pessoal é uma forma .De acordo com a votação dos colegas na última terça-feira, a segunda alternativa proposta foi a escolhida pela turma.

Defesa:
Utiliza-se para projetar um logotipo abstrato, quer dizer, um logotipo que apresente uma mensagem gráfica formado por um “ j” dando a idéia de ser uma lâmpada. Através do equilíbrio da relação ótica entre a escrita e o elemento, os efeitos visuais produzidos por este logotipo são: estabilidade, racionalidade e equilíbrio. A fonte aplicada sem serifa facilitam a leitura dando a sensação de leveza e seriedade. Em exeção a palavra “Inter” que possue uma forma orgânica rebuscada para dar idéia de design e inovação em interiores.
Para ser simples e funcional, e ainda representar as ações da entidade, foi feito um estudo relacionado à cor, que de acordo com Farina [...] é um importante elemento de identidade, principalmente quando nos referimos à identidade visual. O que denominamos identidade visual normalmente envolve um logotipo e um símbolo e estes, por sua vez, expressam-se por meio das cores e das formas.








Formalmente é uma fonte sem serifa (sans serif) em que não há nenhum ou mínimo contraste de espessura no corpo das letras. Mesmo que sua construção tenha se dado numa aparente malha (grid) bem estruturada, o autor mantém um toque artístico nas curvas de determinadas letras, fazendo com que elas quase pareçam ter sido feitas manualmente. Tal característica fica evidente principalmente nas letras maiúsculas “Q”, “X” e “Z” e em suas minúsculas. A sutileza de algumas formas sinuosas, como no “S” e “R”, dão uma elegância à letra facilitando sua legibilidade no conjunto.





